Templo Budista (Foto: Jader L. Rigo) |
O Templo Budista é uma atração turística, mas também um ótimo refúgio para quem deseja ter um momento de reflexão.
Estando no local, você já sente que entrou em um ambiente totalmente distinto dos cenários comuns da cidade. Cercado de estátuas regadas de mistério e significados, está o grandioso e amigável Buda.
Segundo Luciano, que trabalha para o monge dali há 11 anos, a estátua está estrategicamente
Imagem sagrada de Buda (Foto: Jader L. Rigo) |
orizonte, contemplando a beleza e a união entre dois povos (Brasil e Paraguai).
Seguindo o trajeto, pode-se deparar com duas estátuas com caras de "poucos amigos" e posições ameaçadoras. São guardiões e estão ali para afugentar os mal-intencionados.
Em um espaço bem amplo e mais próximo do templo, estão situadas 108 estátuas "número da religião Budista" - afirma Luciano. Elas estão todas em uma mesma posição, com uma das mãos espalmada para baixo que simboliza "energia" e a outra mão tendo o dedo indicador tocando polegar, o que quer dizer: "Bem vindo".
Algumas das 108 estátuas citadas (Foto: Jader L. Rigo) |
Dentro do templo não é permitido tirar fotos. Ali estão as estátuas cheias de personalidade dos discípulos de Buda e cada uma logicamente tem seu significado.
Na lateral externa do templo, permanece uma imponente estátua deitada representando Shakyamuni, que abandonou a farta vida de príncipe para se tornar um vagante buscador espiritual mendicante.
Luciano conta que há um respeito a todas as criaturas, pois não é permitido matar nem mesmo uma aranha ou formiga ali dentro, "Você também quer viver."- cita uma das frases preferidas do monge.
Ainda para esse ano (2013), está em andamento a construção de uma casa de três pisos, com o intuito de atender crianças mais desprovidas de privilégios. Mas não é recente a preocupação da comunidade budista em ajudar os mais necessitados, pois com bastante frequência são arrecadados roupas e mantimentos para doações.
Vale a pena conferir.
Horários de Visitação:
Terça-feira a Domingo das 09:30h às 17:00h Entrada franca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário